10 de out. de 2012

COMO POSSO ADQUIRIR O HÁBITO DA LEITURA?




por Pedro Luso de Carvalho


Não raro recebo e-mails de jovens e de alguns adultos que perguntam o que devem fazer para adquirir o hábito da leitura. Dizem que se sentem frustrados quando fecham o livro iniciado. E que o desejo era continuar a leitura iniciada. Então, pedem que lhes indique qual o método que os levaria a acostumar-se a iniciar a leitura de uma história e chegar ao seu final. Isso em se tratando de ficção, já que muitos querem ler livros que abordem outros assuntos.

A resposta para essa pergunta pode parecer fácil, mas, ao contrário, é bastante difícil. Para cada pessoa deve-se ter um método que se adapte com sua idade, escolaridade, sensibilidade, aspirações. Daí podemos concluir que  as pessoas mais indicadas para dar esse tipo de orientação são os professores, já que no dia-a-dia da vida escolar podem observar quais são as tendências de seus alunos.

De qualquer sorte, em futuras postagens direi quais os caminhos que podem ser trilhados pelas pessoas que querem que os livros façam parte de suas vidas. Embora, como disse acima, não se trate de tarefa fácil.


*  *  *

2 comentários:

  1. Pedro, parabéns pelo blog, pela seleção textual apurada!
    Esse vídeo fala sobre leitura e gostaria que você conferisse!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Denilson, pela visita e pela dica do vídeo; passarei no seu blog para ver a matéria.

      Um abraço,
      Pedro.

      Excluir

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...