19 de mar. de 2011

JULIAN BARNES / Prêmio David Cohen

Julian Barnes


     

       Público - Jornal do Dia, 19.03.2011 - Julian Barnes vence prêmio de literatura David Cohen - 19.03.2011 - Por Cláudia Carvalho.
   
      O escritor britânico Julian Barnes, autor de “Do Outro Lado do Canal” (1999) e “Inglaterra, Inglaterra” (2000), venceu o prémio bienal David Cohen pelo conjunto da sua obra.

        O prêmio, apelidado pela imprensa britânica como o Prêmio Nobel da Literatura do Reino Unido, dá ao vencedor 40 mil libras, aproximadamente 46 mil euros. Seamus Heaney foi o distinguido pela sua obra em 2009. 

        Ao receber o prémio, numa cerimónia que se realizou na sexta-feira em Londres, Julian Barnes, de 65 anos, mostrou-se satisfeito e explicou que a distinção só tem valor “tendo em conta a lista dos vencedores anteriores”. “É uma grande honra para qualquer escritor britânico receber este prémio”, disse ao receber o prémio, citado pela BBC.

        O vencedor do prémio David Cohen escolhe ainda a quem entregar o prêmio Clarissa Luard, no valor de 12.500 libras (14.370 euros). Dinheiro que Julian Barnes decidiu dar à The Reading Agency, um centro de investigação sobre o uso de meios digitais em bibliotecas, que tem como objectivo despertar o público para a leitura.

        “Acho que a prática da leitura está mais ameaçada do que a prática da escrita. Vai sempre haver jovens escritores, mas será que o mesmo se passa com os jovens leitores?”, concluiu o escritor, quando na cerimónia explicava a quem iria doar o dinheiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...