10 de ago. de 2011

[JAZZ] DIZZY GILLESPIE – Gênio do Trumpete

Dizzy Gillespie
                  

                 por Pedro Luso de Carvalho


        Para os amantes do Jazz, ou mesmo para os iniciantes, indico uma excelente gravação de Dissy Gillespie, que foi incluída na série Jazz Colltection, colocada no comércio há alguns anos, com o título de Lady be Good. São 10 músicas da melhor qualidade, com a excelente interpretação de Dizzy Gillespie, sendo acompanhado por excepcionais músicos. 

        Dizzy Gillespie aperfeiçou-se tocando com o gênio do sax, Charlie Parker, com as célebres gravações de fevereiro a maio de 1945; e tocando com inúmeras orquestras, desenvolveu a técnica e aprendeu a compor arranjos e a dirigir. Então, torna-se um dos grandes tumpetistas do Jazz; além de trumpetista, foi cantor, compositor, e show-man.

        Gillespie é acompanhado nesse CD, por Bill Graham (solo baixo), Wade Legge (piano), Lou Hackney (baixo) e Al Jones (bateria), nas músicas: I Can't Get Started, de Duke e Gerhwin; Manteca, de Gillespie e Fuller; Alone Together, de Schwartz; Tin Tin Deo, de Gillespie; todas as músicas foram gravadas pela Recorded in Europe ca., em 1953.

        Nas demais músicas do DC, quais sejam: They Can't Take that Away From Me, de Gershwin; Lady be Good, de Baker; Long Long Summer, de Love e Crush; No Greater Love, de Symes e Jones; The Mouche, de Ellington, e Nigth in Tunisia, de Gillespie, temos Dizzy Gillespie ao tumpete e vocal, acompanhado por Leo Weight (sax alto), Lalo Schifrin (piano), Bob Cunninghan (baixo), Mel Lexis (bateria), todos igualmente da Recorded in Europe ca., de 1961.

        Segue a relação das músicas do CD Lady Be Good:
     
        1.  I Can't Get Started  
        2. Manteca  
        3. Alone Together
        4. Tin Tin Deo
        5. They Can't Take that Away From Me
        6. Lady be Good
        7. Long Long Summer
        8. No Greater Love
        9. The Mouche
       10. Nigth in Tunisia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...