6 de out. de 2011

Tomas Tranströme ganhou o prêmio Nobel de Literatura

FOTO: Jessica Gow/AFP



        O poeta sueco Thomas Tanströmmer é o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2011, anunciou nesta quinta-feira (6) a Real Academia Sueca.

        Em um breve comunicado, a academia diz que o prêmio foi concedido a Tranströmer “porque, através de suas imagens condensadas, translúcidas, ele nos dá um acesso renovado à realidade”.

        Tomas Tranströmer nasceu em Estocolmo (Suécia) em 15 de abril de 1931. Em 1954 ele publicou seu primeiro livro, 17 Dikter (17 Poemas, na tradução do sueco). Segundo a Real Academia Sueca, neste trabalho já se via o interesse por música e pela natureza, que “ocupam a maior parte de sua produção”.

        Ele se formou em 1956 na Universidade de Estocolmo, e seus estudos se concentraram em história da literatura e da poesia, história da religião e psicologia – área na qual trabalho entre 1960 e 1966. Em 1990, Tranströmer sofreu um derrame que o deixou praticamente incapaz de falar.

        - A maior parte da poesia de Tranströmer se caracteriza pela economia, concretude e por metáforas penetrantes.



[Fonte: R7]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...