28 de set. de 2011

Jane Tutikian é a nova patrona da Feira do Livro de Porto Alegre

Jane Tutikian



                por  Pedro Luso de Carvalho



        A praça já tem seu novo símbolo. A Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade promotora da Feira do Livro de Porto Alegre, anunciou há pouco, em um encontro no Moeda Bar e Restaurante, do Santander Cultural, o nome de Jane Tutikian como a patrona da nova edição do evento. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, o editor João Carneiro, na presença do patrono da Feira 2010, o folclorista Paixão Côrtes. A patrona foi escolhida por um colegiado de notáveis dentre uma lista com quatro finalistas — também concorriam Airton Ortiz, Celso Gutfreinde Luiz Coronel.

        Jane Tutikian é a primeira mulher a comandar a festa da praça desde a eleição de Patrícia Bins, em 1998 – e a primeira mulher escolhida para o cargo no século 21. Porto-alegrense, nascida em 1952, Jane Tutikian tem uma obra na qual se equilibram a vida acadêmica e a literatura. Doutora em Literatura Comparada pela UFRGS, é professora na mesma universidade, além de autora de mais de uma dezena de livros – com títulos que alternamo obras dedicadas ao público adulto e ao infanto-juvenil.

Feira do Livro de Porto Alegre, RS - 2010
         Com sua obra para jovens, Jane Tutikian ganhou o premio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, pelo livro A Cor do Azul, de 198 4. Sua estreia se deu com os contos de Batalha Naval, em 1981. Entre seus livros mais recentes encontram-se o livro de contos adultos Entre Mulheres: Contos do Amor Aprendiz (2005), e os infanto-juvenis Olhos Azuis, Coração Vermelho (2005); Fica Ficando (2007) e Por que não agora?, lançado na Feira do Livro do ano passado.

        A 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre será realizada entre 28 de outubro e 15 de novembro, na Praça da Alfândega, estendendo-se pelos arredores até o cais do porto.




Um comentário:

  1. Passando pra lhe desejar um ótimo final de semana!
    Bjo no coração.

    ResponderExcluir

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...