18 de abr. de 2013

[Filosofia] BOSSUET / Das Paixões

Bossuet
          
                [ PEDRO LUSO DE CARVALHO ]
   
     
        Epicuro falava de três paixões: o desejo, a alegria e a dor.

        Os estóicos, de quatro: o desejo, a tristeza, a alegria e o medo.

        Os cartesianos elevaram esse número a seis: o desejo, a alegria, a tristeza, a admiração, o amor e o ódio.

       
         Bossuet escreve no tratado: De la connaissance de Dieu et de soi-même:

“O ódio que o homem tem por determinado objeto, só provém do amor que tem por outro. O desejo não é mais que um amor por uma coisa que ele não possui, como a alegria é um amor que se refere àquilo que possui.”


* *
(In RABINOWICZ, Léo. O Crime Passional. Trad. de Fernado de Miranda. 2ª ed. Lisboa, Arménio Amado, 1961, p.99.}

*  *  *


4 comentários:

  1. Complexo...porém interessante.
    Uma boa noite meu amigo.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sempre é complexo falar de amor... porém o descrevera com maestria Pedro. Aproveito para te convidar para me visitar no blog, é que fui honrada com o convite do Blog "Bicho do Mato" e estou concorrendo ao primeiro concurso de poesias "Pena de Ouro". Meu poema se chama: "Um Soneto em Silêncio" e já está aberto aos votos Ao analisar meu Soneto e achar que o mesmo é digno de seu voto é só dar um clik aqui:
    http://blogdobichodomato.blogspot.com.br/2013/04/um-soneto-em-silencio.html
    Desde já agradeço seu carinho e atenção.
    Uma linda semana pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita, Rose.

    Ainda hoje farei uma visita ao seu blog para ler seu poema "Soneto em Silêncio", que está concorrendo ao prêmio do "Pena de Ouro", do "Blog Bicho do Mato".

    Abraços.

    ResponderExcluir

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...