23 de jun. de 2011

COLUM McCANN / Prêmio literário

  Colum McCann  /  Reuters
                [21 de Junho, 2011 - Jornal de Angola OnLine]


       Escritor foi distinguido pelo júri devido ao teor da obra "Deixa o Grande Mundo Girar"

Colum McCann venceu o Prêmio IMPAC, no valor de cem mil euros, o maior do gênero, em termos monetários, com a obra “Deixa o Grande Mundo Girar”.

         O escritor irlandês, radicado em Nova Iorque, já em 2009 tinha sido distinguido, graças à mesma obra, com o Prêmio National Book Award 2009, uma das distinções literárias mais importantes. “Deixa o Grande Mundo Girar”, um retrato épico de Nova Iorque, baseia-se num momento verídico da vida do francês Philippe Petit, que, numa madrugada do final do Verão de 1974, suspenso a 400 metros do chão, atravessou as Torres Gêmeas, deixando os habitantes de Manhattan incrédulos.

       O júri, do qual faziam parte o escritor irlandês John Boyne e o poeta e tradutor alemão Michael Hofmann, considerou que “Deixa o Grande Mundo Girar” é “um trabalho literário notável, um romance genuinamente do século XXI, que fala do seu tempo, mas não é escravizado por ele”. “A sua natureza fascinante cria no leitor uma incerteza tão grande como aquela que sentimos nas nossas vidas e é aí que está o poder da ficção e deste livro em particular”, salienta o comunicado do júri.

        O prêmio, patrocinado pela empresa farmacêutica americana IMPAC e organizado pela rede de bibliotecas e pela câmara de Dublin, distingue anualmente um romance publicado em língua inglesa. Na edição deste ano, o júri escolheu o romance de Colum McCann, entre as 162 nomeadas, preterindo escritores como os também irlandeses William Trevor e Colm Tóibín, o autraliano David Malouf e os norte-americanos Joyce Carol Oates e Barbara Kingsolver. 

        “É uma honra e maravilhoso ter um vencedor de Dublin no ano em que foi designada Cidade da Literatura da Unesco”, disse ao “The Guardian” o responsável pelo prêmio, Gerry Breen.

        Colum McCann, escritor e professor, nasceu, em 1965, em Dublin. É autor de bestsellers traduzidos em 30 línguas e ganhou vários prémios literários, como o Rooney Prize, o Ireland Fund of Monaco Princess Grace Memorial Award e o Esquire magazine's Writer of the Year award. 

        Ao longo da sua carreira, Colum McCann tem escrito para reputadas publicações, como a “New Yorker”, “New York Times Magazine” e “Paris Review”.



Um comentário:

  1. Oi, Pedro!
    Estive há pouco no teu blog "Direito e Perspectivas".
    Agora estou aqui para ler as novidades e te convidar para participar da Confraria da Soninha. O assunto e o texto são escolhidos por ti. Podes divulgar o que quiseres!
    Será uma honra para mim, se aceitares o convite!
    Adorei a visita!
    Bom final de semana!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...