3 de mar. de 2011

SARAMAGO / Homenagem em Marselha

José Saramago



        Quinta-feira, 3 de Março de 2011 | 12:35.  

        Saramago homenageado no Festival da Lusofonia em Marselha.

        O escritor José Saramago, falecido em 2010, vai ser alvo de uma homenagem no Festival da Lusofonia da Universidade da Provença, que decorre entre 29 e 31 de março em Aix-en-Provence e em Marselha, na França. 

        De acordo com o Instituto Camões, o certame dedicará o dia 30 de março ao Nobel da Literatura português com a sessão de homenagem e uma conferência de Sílvia Amorim, professora de literatura na Universidade Michel de Montaigne, em Bordéus. 

        Na altura serão também divulgados os premiados do concurso de imaginação sobre José Saramago, e haverá a projeção do filme "Blindness" de Fernando Meireles (2008). 

        O concurso, aberto aos estudantes da Universidade da Provença, pretende premiar a conceção da capa e contracapa de uma das obras do escritor, podendo os trabalhos conter texto - resumo, poema, extratos - ou imagem - desenho, pintura, fotografia - escritos em português ou em francês. 

        Além da evocação do Nobel da Literatura português, os outros dois dias do festival serão dedicados a um tema e a uma zona geográfica específica, e o primeiro, a 29 de março, será à dança na África lusófona.  

        Serão realizados dois ateliers de danças africanas feitos por alunos do departamento: um de danças de Cabo-Verde e outro de danças de Angola, seguidos da projeção do documentário "Outras Frases", de Jorge António (2003), sobre a dança em Angola. 

        A música brasileira será o tema do terceiro e último dia do festival, a 31 de março, com uma conferência sobre Chico Buarque, pela professora Adriana Coelho Florent, diretora do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros. 

        O certame dedicado à lusofonia termina com uma demonstração de capoeira do Grupo de Capoeira Cadência, e um concerto de música brasileira. 

       
       (Diário Digital / Lusa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...