![]() |
Antonia e sua filha |
por Pedro Luso de Carvalho
O filme Antonia's Line - "A Excêntrica Família de Antonia", no Brasil -, produzido pela Holanda, Bélgica e Inglaterra, em 1995, dirigido pela holandesa Marleen Gorris, foi o vencedor o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1996.
Antes dessa premiação, em 1995 recebeu o Prêmio de Melhor Roteiro, em Chicago, e o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Toronto, Canadá. Faltou-lhe apenas o prêmio de melhor atriz para Willeke van Ammelrooy, a intérprete de Antonia.
Resolvi escrever sobre A Excêntrica Família de Antonia para não deixar de recomendá-lo, depois que o vi hoje, como já o fiz várias vezes. O filme conta a trajetória de Antonia, que se encontra de volta à sua cidade natal, para o enterro de sua mãe, junto de sua filha, e aí permanecerá até o final de seus dias, na fazenda da família, com a filha, depois com a neta e a bisneta. A história é contada do ponto de vista da bisneta, que se torna escritora. Na narrativa, deparamo-nos com um realismo fantástico.
Em 17 de julho de 1997, a Folha de São Paulo fez esta referência ao filme: “A Excêntrica Família de Antonia vale a pena ser visto pelas ótimas interpretações e pelas constantes lições de generosidades”.
Boa dica! Vou tentar assistir!
ResponderExcluir