25 de mai. de 2011

[POLÍTICA] VELHOS PINTADOS E ESCRITORES VENDIDOS

Rui Barbosa
         
     Este texto foi escrito no ano de 1921 pelo grande jurista Rui Barbosa, patrono dos Advogados do Brasil e do Senado da República. Embora algumas dezenas de anos nos separem desse período de tempo, essa crítica em nada precisaria ser mudada para denunciar a sociedade corrupta dos dias que correm, neste ano de 2011, como se verá:
       
        Dá-se com esses administradores, para quem se baralharam as noções de probidade, coisa análoga à que sucede com os velhos pintados. Bem sabem eles que se pintam. Bem lhes estão vendo os demais a pintura. Mas fazem garbo das cãs azevichadas, como se ninguém lhes soubesse da tingidura visível.

       Da mesma sorte entre os jornalistas – prossegue Rui -, que se alquilam, ou vendem, se truaneia o farsalhão da publicidade honesta. O público aponta, a dedo, vendidos e compradores, conta pelos dedos da mão os preços, desembolsos e embolsos das compras e vendas. Mas os personagens da comédia, desempambados e indiferentes à vaia geral das consciências, continuam a mercar adulações, e traficar em verrinas, como se a galeria não estivesse farta de conhecer quanto custa ao contribuinte roubado cada uma dessas gabanças ou diatribes.

                                                                                                                           (Rui Barbosa)



In Rui Barbosa e o Exército. Conferência às Classes Armadas. Casa de Rui Barbosa, 1949, p. 41


2 comentários:

  1. Olá, Pedro!

    O paralelo entre o que assistimos nos tempos atuais e a alusão de Rui Barbosa à improbidade administrativa que já havia nos anos 20, é perfeito e veste como luva na maioria dos administradores dos bens públicos de hoje. A farsa reina absoluta sob vestes de proteção, enquanto os supostos "protegidos" se deixam enganar, salvo excessões, que nuncam se cansarão de enxergar através das vestes e por elas não se deixaram seduzir.

    Precioso texto, Pedro!
    Abraços,
    Celêdian

    ResponderExcluir
  2. Olá, Calêdian!

    É sempre muito bom receber sua visita e ler seus comentários.

    Está excelente este seu comentário sobre o que Rui Barbosa escreveu sobre o comportamento dos homens públicos de sua época.

    Vê-se que Rui Barbosa conhecia com profundidade o caráter – mau caráter - dos homens públicos de sua época; e também conhecia os caminhos que abriam para fazer por eles transitar o dinheiro mal havido, como, aliás, ocorre em nossos dias.

    Abraços,
    Pedro.

    ResponderExcluir

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...