21 de mar de 2011

LUÍS KANDJIMBO / Ensaio Para a Inversão do Olhar

Luís Kandjimbo




        ANGOP - Agência AngolaPress - 21-03-2011 12:13 - Literatura. Luís Kandjimbo lança nova obra literária. 

        Luanda – O escritor Luís Kandjimbo lança hoje, segunda-feira, na Universidade Metodista de Angola (UMA), em Luanda, a sua mais recente obra literária intitulada “Ensaio para Inversão do Olhar – da Literatura Angolana à Literatura Portuguesa”.

        De acordo com uma nota enviada à Angop, a obra, um lançamento da Mayamba Editora, desenvolve-se em torno do ideal de diálogo e assume as características de um ensaio 
crítico erudito.

       A sua estrutura comporta capítulos autónomos cujo fio condutor reside na vontade de conhecer a literatura portuguesa, partindo da angolana.

        Segundo o documento, “Ensaio para Inversão do Olhar” é um título que aponta para a enunciação de questões e propostas através das quais se interrogam os textos literários portugueses. O seu dispositivo concentra-se na valorização da leitura literária e na reivindicação da pertença à comunidade interpretativa angolana.

        “A proposta do livro gravita em torno do tema olhar, pretendendo o autor chamar a atenção para a ideia do diálogo intercultural activo. O principal do olhar é a literatura portuguesa, vista através de alguns dos seus autores”, refere a nota. 

        Ao longo dos seus sete capítulos, Luís Kandjimbo começa por convidar o leitor com uma sugestão de cariz teórico, segue-se uma breve abordagem da geração literária de 40 e a leitura selectiva da poesia de Agostinho Neto.

        Luís Kandjinmbo nasceu na província de Benguela em 1960. Poeta, ensaísta e crítico literário, é membro da União dos Escritores Angolanos e da Associação para o Estudo das Literaturas Africanas de París (APELA).

        Foi Conselheiro Cultural da Embaixada da República de Angola em Portugal. Durante mais de uma década foi o único crítico literário angolano que manteve uma página da Internet consagrada à Literatura angolana.

      Além da participação em congressos, colóquios e conferências internacionais, tem colaboração dispersa em diversas publicações angolanas e estrangeiras (Alemanha, Áustria, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Moçambique, Nigéria e Portugal), publicou: Apuros de Vigília (Ensaio e Crítica), UEA, 1988; Apologia de Kalitangi (Ensaio e Crítica), Luanda, INALD, 1997; A Estrada da Secura (Poesia) (Menção honrosa do Prémio Sonangol de Literatura).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO