4 de mai de 2011

DIREITOS HUMANOS - Matéria para o Currículo Escolar




               por  Pedro Luso de Carvalho


        Faz-de necessário que os três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, mantenham-se atentos para que os Direitos Humanos sejam respeitados na sua plenitude em nosso país. Esse é um tema importante, que o Governo não pode ignorar; e que, por seu turno, deverá encaminhar projeto de lei ao Congresso Nacional visando a sua discussão e aprovação, pela Câmara de Deputados e pelo Senado da República, de lei ordinária dispondo sobre essa matéria, com o fito de vir a constituir-se, em futuro próximo, em obrigação das escolas – do primeiro grau à universidade -, de a ministrarem, por fazerem parte do currículo escolar. 

        O motivo que justifica a aprovação e regulamentação dessa lei poderá ser constatado diariamente com a leitura de jornais, revistas e noticiosos de televisão, que divulgam notícias de crimes atrozes contra brasileiros de todas as camadas sociais, grande parte deles por criminosos condenados, que conseguiram fugir dos estabelecimentos prisionais, ou pelos que conseguiram suas transferências para o regime semi-aberto. Conclui-se, com isso, que nenhum presídio de nosso país reeduca, ao contrário, ensina, e muito, como aprimorar-se para as atividades criminosas. 

        E isso poderá ser mudado quando tivermos prisões adequadas e com tratamento humano digno, com ensino de profissões e trabalho no próprio presídio, para que o apenado não apenas preencha seu tempo, como possa auferir lucros no seu trabalho, para ajudar no sustento de sua família, diminuir o tempo de prisão que tem por cumprir e, ainda, preparar-se para sua nova vida, que terá quando cumprir sua pena e retornar à sociedade, sabendo que esta não lhe negará o emprego do qual necessita, desde que comprove, tão-somente, sua capacitação para ele,  livre que deverá estar também do preconceito por ser ex-presidiário. 




3 comentários:

  1. Olá Pedro
    Obrigado pelas palavras amigas.
    Gostei deste reencontro por aqui bebendo da tua experiência profissional e destes excelentes trabalhos.

    Nesta altura ando com muito trabalho. Os animais e a minha horta e pomar ocupam-me o tempo todo.

    Penso exactamente dessa maneira. Os presos devem ser ocupados e os que puderem devem aprender uma profissão liberal.
    Aqui em Leiria temos a Prisão Escola e os rapazes são obrigados a
    valorizar-se no estudo e nas artes, como cerâmica carpintaria, mecânica, electricidade, etc

    ResponderExcluir
  2. É verdade PEDRO, Direitos Humanos é uma matéria que deveria ilustrar o curriculo escolar tanto quanto Estudos Sociais, que na minha epoca ajudava a sermos cidadãos mais conscientes de nossos deveres e obrigações para com a Pátria e o próximo. bjs

    ResponderExcluir
  3. Oii, Pedro! Interessantissimo seu post! Meus parabéns!! Tem razão em td que disse... pena que o sistema penal do Brasil não funcione...

    Comenta no meu blog!!Eu o atualizei!!
    Postei sobre a cantora e atriz Charlotte Gainbourg!!

    O blog é "Entretenha a Mente", e o endereço é: http://artes-e-entretenimento.blogspot.com !
    Conto com você! Comenta lá e me segue!!

    Mil beijos e tudo de bom, querido!!

    ResponderExcluir

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO