![]() |
Françoise Sagan |
por Pedro Luso de Carvalho
Adiante transcrevo um trecho da entrevista que a escritora francesa Françoise Sagan concedeu à The Paris Review. Antes, porém, duas linhas sobre a escritora. Seu verdadeiro nome era Françoise Quoirez. Portanto, mudou o seu nome de família (Quoirez) para Sagan, que era o nome da autora favorita de Proust, a Princesse de Sagan.Françoise Sagan nasceu em 1935 na pequena localidade de Cajac, no Departamento de Lot, e morreu Honfleur, a 24 de setembro de 2004.
Os entrevistadores da Paris Review perguntaram a Françoise Sagan, quais os escritores franceses que admira e acha que são importantes, e sua resposta foi esta:
SAGAN: Oh, não sei. Stendhal e Proust, por certo. Amo os mistérios de suas narrativas e, de certa maneira, sinto, positivamente, necessidade deles. Depois de Proust, por exemplo, há certas coisas que, simplesmente, não se pode tornar a fazer. Ele marca para a gente os limites do nosso talento. Mostra-nos as possibilidades que residem na maneira de se tratar um personagem.
In Escritores em ação. Coordenação de Malcolm Cowley.Tradução de Brenno Silveira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982,p.127.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.
OBRIGADO PELA VISITA.
PEDRO LUSO