16 de mar. de 2011

ANTÓNIO LOBO ANTUNES / Doutoramento "honoris causa"

António Lobo Antunes



         

      Público - Jornal do Dia - Portugal - 15.03.2011 - 17:31 -  Por Andreia Montez

      Aos 68 anos, António Lobo Antunes receberá "honoris causa" da Universidade de Lisboa. 

     António Lobo Antunes será distinguido com o doutoramento "honoris causa" pela Universidade de Lisboa na próxima segunda-feira, na aula Magna. A distinção está inserida na Cerimónia Comemorativa do centenário da Universidade de Lisboa.

        O escritor (n.1942), que depois da publicação da obra “Os Cus de Judas” (1979) se tornou um dos mais traduzidos e reconhecidos internacionalmente romancistas da literatura portuguesa contemporânea, já recebeu mais de uma dezena de prémios ao longo da sua carreira.

      Entre as condecorações mais recentes destacam-se o Prémio Camões, em 2007, considerado o mais importante prémio literário em Língua Portuguesa, ano em que também lhe foi atribuído o doutoramento “honoris causa" pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Um ano depois recebeu o Prémio José Donoso, atribuído pela Universidade de Talca no Chile e ainda no mesmo ano o Prémio Clube Literário do Porto. O ano passado, António Lobo Antunes foi distinguido com o Prémio Autores SPA/RTP na categoria Melhor Ficção Narrativa.

        Em Abril, a Dom Quixote publicará o “Quarto Livro de Crónicas” do autor e em Outubro será lançado o seu mais recente romance intitulado “Comissão das Lágrimas”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...