20 de mar. de 2011

DIA MUNDIAL DA POESIA - Centro Cultural de Belém

Egipto Gonçalves


        DN - ARTES - Literatura - CCB tenta atrair portugueses para a poesia - por Lusa, 20/03/2011.


        Em Dia Mundial de Poesia, o Centro Cultural de Belém (CCB) em Lisboa tenta aproximar os portugueses deste género literário, que está fora das preferências de consumo e que tem dificuldade em conquistar espaço nas livrarias. 

        António Santos, organizador da Feira do Livro de Poesia no CCB, lamenta que as tendências de consumo em Portugal não se dirijam para a poesia. "A poesia, sendo um género maior na literatura, não tem correspondência do ponto de vista da procura. Tem grandes dificuldades em ganhar espaço nas livrarias, em função de ter uma procura reduzida e de não ser uma primeira opção de compra", afirma à agência Lusa o representante da distribuidora Sodilivros.

        Reconhece que os portugueses lêem muito mais do que há uns anos atrás, mas dirigem as suas preferência para "literatura mais fácil, autores mais directos e a chamada literatura light". E as grandes livrarias e grupos livreiros assumem a preocupação de corresponder a esta opção de consumo, não dando lugar à poesia nos escaparates.

        A dificuldade na venda de obras deste género literário torna também complicada a vida de jovens poetas. "Os editores editam, mas pela dificuldade na comercialização e venda, apostam nos autores consagrados. Um jovem poeta que escreva o seu primeiro livro vai ter muita dificuldade em editar por via de uma editora", explica António Santos. Mas a afluência de pessoas às iniciativas que assinalam o Dia Mundial da Poesia pode indicar, diz o organizador desta feira do livro, que ainda há quem procure obras líricas. "Este Dia uma referência, é uma marca. Costuma vir muita gente, o que significa que também há algum apetite por encontrar livros de poesia em quantidade, que não se encontra praticamente em nenhuma livraria do país", justifica.

        O CCB dedica o dia de hoje a este género literário, destinando vários espaços onde a poesia portuguesa é dita por poetas, actores ou figuras públicas, um espaço para os espontâneos, baptizado como "Diga lá um Poema", uma maratona de leitura dedicada a Herberto Helder, e um concurso de poesia dirigido às escolas.




3 comentários:

  1. Obrigada por responder. Por seguir meu Blog SENTIMENTOS.........
    Adoro Mercedes Sosa, adoro Alfonsina Storni... Meus Bloguinhos são cheios de fantasias... pra eu esquecer um pouco minha depre.........

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. ahhhhhhhhh Estou aqui te seguindo... Adorei esse Blog.........

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedro!
    Infelizmente a procura por livros de poesia também é pequena aqui no Brasil.
    Prazer em estar aqui!
    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu conto “Água benta bem gelada”. Ok?
    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...