9 de nov. de 2011

Luis Fernando Veríssimo receberá o Prêmio Scopus



       Aos 75 anos de idade, o escritor gaúcho receberá o Prêmio Scopus por sua contribuição à literatura brasileira.

       O escritor Luis Fernando Veríssimo será homenageado com o Prêmio Scopus pela Sociedade Brasileira de Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém, nesta quarta-feira (9), em evento no Buffet França, em São Paulo. A honraria será entregue por Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras. 

        São dois os motivos para a homenagem: a contribuição do escritor gaúcho à literatura brasileira e o apreço de sua família pelo Estado de Israel, que vive atualmente uma das mais complicadas situações perante autoridades internacionais devido à sua política em relação à Palestina. 

       Em 2007, quando esteve em Israel, Veríssimo recebeu em nome de seu pai uma homenagem do governo do país pelo trabalho Israel em Abril, obra que impulsionou o turismo de brasileiros ao local nas últimas décadas. Na ocasião, ele lamentou o fato de a existência da nação ainda ser contestada em algumas partes do mundo e a dificuldade de paz na região do Oriente Médio. 

       O Prêmio Scopus - já entregue a personalidades como o maestro Zubin Mehta, o diretor Roman Polanski, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton e o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair - é considerado a maior honraria entregue por uma Associação de Amigos a um indivíduo. Em 2004, quando ainda era ministro da cultura, Gilberto Gil foi agraciado com a homenagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...