31 de mai. de 2012

JORGE LUIS BORGES / O Credo de um Poeta



               por  Pedro Luso de Carvalho


        JORGE LUIS BORGES nasceu a 24 de agosto de 1899, em Buenos Aires, Argentina. Foi fabulista, poeta, contista, ensaísta e mitólogo. Educado num lar bilingue, aprendeu a escrever em inglês antes de sua língua pátria. Na casa em que morava com a família, o menino Jorge passava boa parte de seu tempo na ampla biblioteca de seu pai.

        Já adulto, Borges sofreu a influência de poetas espanhóis da vanguarda radical. Seu nome passou a ter visibilidade nos anos 1920, como poeta e ensaísta. As obras em prosa passaram a ser admiradas nos anos de 1930.

        Do fim dos anos 1950 até a sua morte – 14 de junho de 1986, em Genebra, Suíça - Borges fez muitas palestras e voltou a escrever poemas, já que sua deficiência visual dificultava sua escrita em prosa.

        Segue um trecho de “O credo de um poeta”, de Borges (In  Jorge Luis Borges, Esse ofício do verso. 2ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras,  2007, p. 103):


                                          O CREDO DE UM POETA (fragmento)
                                                               (Jorge Luis Borges)


        Meu propósito era falar sobre o credo do poeta, mas, olhando para mim, descobri que tenho apenas um tipo claudicante de credo. Esse credo talvez possa ser útil para mim, mas dificilmente é para os outros.

        Aliás, acho que todas as teorias poéticas são meras ferramentas para escrever um poema. Suponho que haja tantos credos, tantas religiões, quantos são os poetas. Embora no final eu diga sobre os meus gostos e desgostos  no tocante à escrita da poesia, acho que vou começar com algumas memórias pessoais, não só de escritor, mas também de leitor.

        Tenho para mim que sou essencialmente um leitor. Como sabem, eu me aventurei  na escrita; mas acho que o que li  é muito mais importante que o que escrevi. Pois a pessoa lê o que gosta  - porém não escreve o que gostaria de escrever, e sim o que é capaz de escrever.

                                                                             
                                                                         *  *  * 

4 comentários:

  1. Oi Pedro, o seu trabalho tem sido muito importante.Apesar de gostar muito de ler, tem alguns autores que você apresenta, que eu, pessoalmente não conhecia. O que eu faço:Vou para a Internet e pesquiso mais sobre suas obras e me sinto encantada, com as as descobertas,que
    saem um pouco do lugar comum de tantos autores que apesar da excelência,estão muito explorados.Parabéns. Obrigda.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Loudinha!

    É sempre muito estimulante receber as suas visitas e ler os seus comentários.

    Também desejo a você um bom fim de semana.

    Em tempo: fiz uma visita ao seu blog, onde li um belo poema seu.

    Abraços,
    Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Encantada, encantada...adorei conhecer este espaço aqui. Sou leitora contumaz, adoro conhecer esses homens maravilhosos e suas obras...
    Obrigada.

    Guacira maciel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Guacira.

      Você sempre será bem-vinda neste espaço.

      abraços,
      Pedro.

      Excluir

LOGO O SEU COMENTÁRIO SERÁ PUBLICADO.

OBRIGADO PELA VISITA.

PEDRO LUSO

Postagem em destaque

[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ] HEMINGWAY (Ernest Miller Hemingway) nasceu em Oak Park, Illinois, EUA, em 21 de Julho 1899,...